Entra ano, sai ano e o BBB continua sendo o reality mais aguardado do Brasil. O programa, que está atualmente na sua 21° edição, já está no ar há 20 anos, sempre batendo recordes de audiência e pautando os trends nas redes sociais.
Já foram tantos acontecimentos desde 2002, quando a casa abriu as portas pela primeira vez… Selecionamos alguns fatos e curiosidades sobre o programa que talvez você não soubesse ainda. Confira:
1 – Paredão
Quem inventou o termo “paredão” foi Adriano Castro, na primeira edição do programa. O artista plástico, que era conhecido na casa como Didi, foi um dos participantes do BBB1 e usou esse termo para se referir ao momento da eliminação pelo voto do público. Anteriormente, o ato de ser indicado para eliminação era denominado como “berlinda”.
2 – A Primeira Treta
A primeira briga da história do BBB, começou por causa de uma lata de leite condensado, na primeira edição do reality. Cristiana Mota discutiu feio com Bruno Saladini depois que ele comeu toda a lata do doce sem compartilhar com os outros moradores da casa.
3 – Para todas as idades
A participante mais velha do BBB foi Ieda Wobeto, que entrou na casa com 70 anos, no BBB 17. A mais nova foi Juliana Brandão, a primeira eliminada do BBB5, que participou do reality quando tinha apenas 18 anos.
4 – A estreia do Edredom
O vencedor da primeira edição, Kléber Bambam e a carioca Xaiene, foram os primeiros participantes que esquentaram o clima e trocaram carícias embaixo do edredom, deixando o público alvoroçado.
Vale ressaltar que preservativos ficam disponíveis sempre na despensa e se alguém precisar de pílula do dia seguinte, pode pedir no confessionário.
5 – Mais tempo de casa
Natália Casassola foi a participante que chegou mais perto de conquistar o título de inquilina permanente do BBB. Contabilizando as suas duas participações no programa, durante o BBB8 e o BBB13, ela ficou ao todo 152 dias confinada, algo que nenhum outro brother ou sister conseguiu. Cada edição do programa dura em torno de 100 dias.
6 – Os mais resistentes
Ana Clara e Kaysar protagonizaram a prova de resistência que entrou para a história do BBB e garantiu o recorde de prova mais longa de todas as edições, atingindo a incrível marca de 42 horas e 58 minutos, terminou em empate técnico.
A prova, patrocinada pela Fiat, consistia em deixar os brothers de pé, em uma plataforma giratória, protegidos por um cinto de segurança. O vencedor, além de ganhar uma imunidade e garantir um lugar na semifinal do reality, também levava para casa um Fiat Cronos Zero.
Por motivos médicos, devido ao fato já estarem a quase 2 dias sem comer, dormir e ir ao banheiro, o apresentador Tiago Leifert encerrou a disputa e declarou empate entre os sobreviventes. Ana Clara e Kaysar, que ganharam um carro cada um. Eles tiveram que decidir entre si quem seria imunizado, e o benefício ficou com Ana Clara.
7 – Final mais disputada
Disputada entre Rafinha e Gyselle, a final do BBB8 foi a mais acirrada da história do reality. Rafinha foi o grande campeão e levou o prêmio de 1 milhão para a casa com 50,15% dos votos. A diferença para o segundo colocado foi de apenas 0,3% dos votos.
8 – A vitória mais fácil
O veterinário Fael Cordeiro, carrega o título de ganhador com a maior vantagem do programa. Ele faturou a bolada de R$ 1 milhão após vencer Fabiana Teixeira na final do BBB12, com 92% dos votos.
9 – Número de brothers
Desde a sua estreia até o momento (BBB 21), 337 participantes passaram pela casa mais vigiada do Brasil. 4 participantes saíram com R$ 500 mil no bolso, 5 participantes faturaram a quantia de 1 milhão de reais e desde 2010, o reality passou a oferecer o prêmio de 1,5 milhão de reais.
10 – A Primeira Vegana
A bacharel em Cinema, Hanna Khalil, entrou na casa do BBB19 e mostrou sua causa e estilo de vida para o Brasil. A carioca de 22 anos, que já era adepta ao veganismo há 3 anos quando entrou na casa, fez receitas no reality e pode mostrar um pouquinho de como é a sua alimentação. Hanna foi a terceira a deixar a casa nessa edição.
11 – Quarto Branco
O quarto branco apareceu pela primeira vez no BBB9. Newton atendeu o Big Fone e escolheu levar Ralf e Léo para um espaço isolado dentro da casa. O “confinamento, dentro do confinamento” é um espaço todo decorado em branco, desde paredes até móveis e vestuário. Os brothers poderiam pedir para sair do local, apertando o botão vermelho localizado no centro do cômodo, mas quem fizesse isso estaria automaticamente eliminado do programa. Léo acabou desistindo, acionou o botão e saiu do jogo.
12 – Câmeras no banheiro
Sim! Há câmeras registrando os brothers fazendo suas necessidades fisiológicas, mas as imagens são para controle da produção e não são divulgadas. As cenas gravadas nesse espaço só seriam exibidas se entrasse mais de um participante no cômodo, ou se a pessoa estivesse chorando, por exemplo.
13 – Gringo no Big Brother Brasil
O primeiro estrangeiro a pisar na edição brasileira do Big Brother foi Serginho, franco-angolano, no BBB1.
A argentina, Antonela Avellaneda, de 21 anos mostrou toda sua simpatia na 4° edição do reality.
No BBB 18, o sírio Kaysar Dadour, conquistou o coração do público brasileiro e emocionou os confinados com a sua trajetória. O gringo chegou até a final, se consagrando como o vice-campeão dessa edição.
14 – Duas edições no mesmo ano
Excepcionalmente em 2002, o público contou com duas edições do reality no mesmo ano. o BBB 1, que estreou em 29 de janeiro de 2002 e o BBB 2, que começou em 14 de maio.
15 – Expulsão
3 participantes foram expulsos da casa: Ana Paula, no BBB16, por agressão a um outro participante durante uma festa; Daniel, no BBB12, por assédio, após movimentos suspeitos embaixo do cobertor com Monique, que aparentemente estava inconsciente; e o cirurgião plástico, Marcos Harter no BBB17, por agressão a Emily.
Confira mais sobre BBB: Vencedores do BBB que perderam todo o dinheiro